Pular corda é uma atividade muito fácil e que não exige níveis de conhecimento elevados. Por isso é um dos exercícios mais recomendados para quem quer dar início ao emagrecimento e fortalecimento do corpo.
A atividade de pular corda pode ser praticada em casa, ao ar livre, em parques, praças e até na academia, por isso é algo totalmente acessível. Para uma prática regular e saudável é indicado que tudo seja feito de acordo com a disposição do seu corpo e sem exageros .
A praticidade da atividade é tanta que não é exigido um espaço específico para ser realizada. E o preço é algo que também chama muita atenção. Uma corda custa, em média, 15 reais. O investimento é baixíssimo, bem acessível e fácil.
O exercício, apesar de fácil, exige muito foco de quem busca um emagrecimento rápido. Por isso lugares motivadores e propícios, como ambientes naturais, espaçosos e abertos, são extremamente recomendáveis para pular corda.
Desafiar o corpo é a finalidade deste exercício, por isso sempre inove. Com cautela, claro. Assim você estimula a queima rápida de gordura no seu organismo, uma vez que mais esforço representa mais rapidez no metabolismo.
A barriga é uma parte do corpo totalmente influenciada por essa prática. Pular corda, além de fortalecer e tonificar a musculatura corporal elimina as gorduras abdominais e malha os glúteos.
Conheça os 7 melhores exercícios para você emagrecer rápido
Cuidados e Contra Indicações
Embora a prática seja fácil e não exija muito, você precisa ter muito cuidado quando for se exercitar. Pular corda é uma atividade eficiente e que livra o corpo de gorduras indesejadas.
Porém todo cuidado é pouco. A atividade é proibida para gestantes, hipertensos, obesos e pessoas que possuem problemas ou lesões nas articulações.
Para que tudo ocorra bem é preciso cuidado na hora da prática, garantindo melhor desempenho. Não se esqueça de tomar muita água, usar roupas confortáveis e sempre alongar antes do exercício.
A água repõe a perda de líquidos durante a atividade física, em torno de dois litros por dia e ainda ajuda no processo de queima de calorias, pois age como um termogênico, que são substancias que aceleram o metabolismo no organismo.
Tomar precauções e garantir a eficácia do exercício são regras básicas para quem busca regularização e segurança na prática de atividades físicas. Não se esqueça de que o que está em jogo é a sua saúde
Como Pular Corda Ajuda a Fortalecer os Músculos?
Conhecida como um instrumento de brincadeiras infantis, a corda nunca foi vista com outra finalidade. Porém com as inovações do mundo moderno e as possibilidades infinitas que tem aparecido a favor da saúde e da estética, o objeto agora aparece como um aliado na busca ao corpo ideal e assim emagrecer brincando que é bem mais divertido e faz com que você fuja da monotonia.
A prática de pular corda pode definir músculos da barriga, perna, coxa e bumbum, sabia? Tudo isso sem grandes esforços ou investimento, já que você pode realizar a atividade em casa, parques e qualquer lugar que lhe agradar.
Além disso, pular corda ainda queima calorias, considerando-a um exercício aeróbico. Então você tonificará os músculos e ainda perderá peso, devido a grande perda de gordura queimando até 800 calorias para 1 hora de exercício.
Só é preciso que seja feito um alongamento básico antes deste exercício, porque pular corda é um treino dinâmico que flexiona o abdômen e forca os músculos da coxa e bumbum.
como você usara pernas e braços para executar os exercícios, o ideal seria um alongamento dinâmico nessas musculatura.
Conheça alguns benefícios do agachamento livre para o seu corpo
Mas Pular Corda, Realmente, Funciona?
Calcula-se que cerca de 5 kg são perdidos com o ato de pular corda, mas este número pode aumentar se a atividade for combinada a um cardápio regulado e a outros exercícios mais intensos.
Uma das maiores vantagens é que “pular corda” não exige um conhecimento avançado ou prévio de exercícios e nem um esforço muito desgastante. Algo comprovado é que esta atividade promove um emagrecimento saudável e efetivo.
O acontece é que este exercício exige uma queima de gordura elevada, o que proporciona um bom desempenho do corpo. Então você emagrece sem colocar a saúde em risco.
Se treinar por 30 minutos ao dia você queima, aproximadamente, 300 calorias. Portanto não é nada tão exigente ou penoso. Como se sabe apenas “pular corda” não faz milagres.
É preciso que um cardápio favorável seja planejado e que a prática seja combinada a outros exercícios, intercalando musculação e aeróbica.
Pular Corda
Como informado acima, pular corda pode endurecer os músculos das nádegas, barriga e pernas. Além disso, seca as gordurinhas e deixa o corpo com uma estética muito favorável. Para que o desempenho seja positivo fique atento aos passos a seguir:
- O primeiro passo é alinhar os pés no chão, usando os ombros como parâmetro para manter o equilíbrio.
- Comece a pular em movimentos circulares do lado direito. Depois faça o mesmo com o lado esquerdo.
- Intercale o lado direito e esquerdo com pulos em formato de oito.
- Depois que estiver segura com a corda, comece a fazer giros e saltos com a corda para aumentar o nível de dificuldade.